Instruções do Exame

CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO

Instruções para paciente

A citologia em meio líquido tem sido considerada importante alternativa para o exame de Papanicolaou, devendo ser considerada como um aprimoramento do processamento técnico convencional para o estudo microscópico e para a identificação das lesões do colo uterino, de acordo com os atuais padrões morfológicos.

Citologia reflexa é o exame citopatológico (citologia oncótica, ou teste de Papanicolaou) realizado de forma subsequente à detecção de genótipos de HPV de alto risco em teste molecular.

Trata-se do mesmo exame citológico preventivo amplamente conhecido, podendo ser realizado por meio de esfregaço em lâmina convencional (mnemônico [CO]) ou citologia em meio líquido (mnemônico [CML]). A principal distinção é que, na citologia reflexa, a coleta e análise ocorrem após resultado do teste molecular de HPV.

Essa estratégia complementar tem como objetivo identificar alterações da morfologia celular do colo uterino, especialmente em pacientes com detecção de subtipos de alto risco oncogênico do HPV, como os tipos 16 e 18, associados ao risco elevado de desenvolvimento de neoplasias cervicais.